terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Como é a Oração de Manassés de 2Crônicas 33?

A Oração de Manassés
O trecho abaixo, "O Apelo Desconhecido de Manassés" é uma tradução literal da "Oração de Manassés", (mencionada no livro de 2Cr 33.12,13) um exemplo de uma bela e poética liturgia judaica de autoria entre o primeiro século AEC e o primeiro século EC. A língua original da oração era provavelmente o hebraico ou o aramaico, embora apenas o texto grego tenha sobrevivido até os nossos dias. Observe a maneira como este escritor pede perdão a Deus. Ele sabe que o perdão do Senhor só vem através da misericórdia e da graça e não através do sacrifício. Ele não confia em nada além do caráter misericordioso de Deus para a salvação.


1* Ó Senhor, Deus de nossos pais,
Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, e de sua descendência justa;
2* Aquele que fez o céu e a terra
com todo o seu adorno...
7a* Porque tu és o Senhor,
longânimo, e misericordioso, e grandemente compassivo;
e você sente pena dos males dos homens.
7b* Tu, Senhor, segundo a doçura da tua graça,
prometeste perdão àqueles que se arrependem dos seus pecados,
e na multidão das tuas misericórdias
designaste o arrependimento como a salvação dos pecadores.
8 Tu, pois, ó Senhor, Deus dos justos,
não designaste graça para os justos,
como Abraão, e Isaque e Jacó,
aqueles que não pecaram contra ti;
mas você designou graça para mim, (eu) que sou pecador.
9a Porque os meus pecados se multiplicaram mais do que a areia do mar,
e por causa da multidão das minhas iniqüidades,
não tenho forças para poder levantar os olhos.
9b* E agora, ó Senhor, estou justamente angustiado,
e como mereço sou assediado;
pois já estou enredado...
11* E agora eis que dobro os joelhos do meu coração diante de ti;
e estou implorando sua gentileza.
12* Pequei, Senhor, pequei;
e certamente, eu conheço meus pecados.
13* Faço súplica diante de ti;
perdoa-me, Senhor, perdoa-me!
e não me destrua com as minhas transgressões;
e não fique irado contra mim para sempre;
e não te lembres dos meus males;
e não me condene e me bana para as profundezas da terra!
Pois você é Deus dos que se arrependem.
14 E em mim manifestarás toda a tua graça;
e embora eu não seja digno,
você me salvará de acordo com a multidão de suas misericórdias.
15* Por causa disso (salvação) 3 eu te louvarei continuamente
durante todos os dias da minha vida;
porque todas as hostes do céu te louvam
e cantam para você para todo o sempre. (Oração de Manassés)

(Esse texto foi montado com partes de um artigo publicado originalmente em Israel Bible Center e editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Jesus ressuscitou espiritualmente ou fisicamente? e qual a visão da ressurreição dos mortos na teologia judaica?

Você já se perguntou de onde viemos? por que estamos aqui? como devemos viver? o que acontece após a morte? qual é a relação entre corpo e a...